Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

02/03/2018 às 19:24

Anatel confirma troca de posição orbital para SES DHT do Brasil

Escrito por: Redação
Fonte: Tele sintese

A Anatel confirmou a concessão de direito de exploração de satélite brasileiro na posição orbital 47,5º Oeste à SES DTH do Brasil, pelo prazo de 15 anos. A agência concordou com a solicitação da empresa, de mudar a posição orbital para viabilizar a operação coordenada do SES-14 com redes satelitais que ocupam locais próximos.
 
A posição orbital adquirida pela SES em leilão de 2014 foi a de 48º Oeste. Mas o próprio edital de licitação permite a troca de posição quando necessária ou para facilitar a convivência com outros artefatos.
 
Vale destacar que adjacentes à posição orbital 48° Oeste há dois satélites com Direito de Exploração de Satélite Estrangeiro no Brasil, o satélite IS-14 em 45° Oeste e o satélite IS-29e em 50° Oeste, ambos operados pela Intelsat. “Em função dos procedimentos de coordenação entre a SES DTH do Brasil e a Intelsat, como parte da solução relativa ao processo de coordenação com os satélites adjacentes, o satélite SES-14 operará na posição orbital 47,5 graus Oeste”, ressaltou a agência, na análise do pedido.
 
Para o relator do processo, Leonardo de Morais, o caminho encontrado permite a operação do satélite SES-14 livre de interferências prejudiciais dos satélites IS-14 e IS-29e. “A solução de coordenação encontrada não acarreta prejuízo aos processos referentes às redes de satélites associadas ao SES-14 ante a UIT[União Internacional de Telecomunicações, que coordena as posuções orbitais}”, concluiu.