Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

19/06/2015 às 14:15

Ancine abre inscrições para encontro de audivisual na África do Sul

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Vermelho

O objetivo é colocar lado a lado produtores cinematográficos dos dois países para incrementar as possibilidades reais de coprodução

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) recebe, até o próximo dia 30, inscrições de interessados em participar de um encontro com produtores sul-africanos durante o Festival de Cinema de Durban, na África do Sul, entre os dias 16 e 26 de julho. O encontro está sendo organizado pela Ancine, em conjunto com a Fundação Nacional de Cinema e Vídeo africana (NFVF, na sigla em ingês).
 
De acordo com a Ancine, o objetivo é colocar lado a lado produtores cinematográficos dos dois países para incrementar as possibilidades reais de coprodução. A Ancine e a fundação africana já estão em estágio avançado de negociações para a assinatura de um acordo de coprodução, iniciadas no Festival de Cannes, na França, em 2014, quando promoveram o primeiro encontro de produtores brasileiros e sul-africanos.
 
Além de promover o encontro de produtores brasileiros com os profissionais da África do Sul, a Ancine também vai participar, no Festival de Durban, da Cúpula Audiovisual dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) que o evento organiza. O cinema brasileiro deverá estar presente ainda na programação do festival, com uma seleção de filmes que deverá ser anunciada em breve.
 
A inscrição de produtores para o encontro requer o preenchimento, em inglês, de um formulário com informações sobre a empresa e seu projeto de interesse para coprodução com a África do Sul. O formulário, disponível no site www.ancine.gov.br, deverá ser enviado para o e-mail assessoria.internacional@ancine.gov.br até as 23h59 do dia 30 de junho.
 
O encontro colocará lado a lado produtores brasileiros e sul-africanos com o objetivo de, a partir de projetos específicos que representem oportunidades de trabalho entre os dois países, incrementar as possibilidades reais de coproduções entre eles.
 
A realização desse encontro acontece num contexto de aproximação crescente entre as indústrias audiovisuais dos dois países. A Ancine e a NFVF estão em estágio avançado de negociações para a assinatura de um acordo de coprodução, e durante o Festival de Cannes de 2014 já haviam realizado um primeiro encontro de produtores dos dois países. Na ocasião, buscou-se fazer uma introdução das condições gerais de produção em cada país, e um primeiro contato entre produtores, não havendo então a seleção de projetos específicos.
 
“Nos últimos dois anos, a África do Sul mandou uma delegação de produtores ao Rio Content Market, no Rio de Janeiro. Na edição desse ano, começamos a conversar com a autoridade sul-africana sobre maneiras de incrementar também a presença de brasileiros nos principais eventos audiovisuais sul-africanos. Esse segundo encontro de coprodução surgiu como a ideia mais efetiva para que nossas indústrias amadureçam seus laços para que a possível assinatura de um acordo entre os dois países possa acontecer dentro de um contexto de real interesse e oportunidades para os produtores dos dois lados”, disse o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel.
 
Além da participação dos produtores brasileiros, a Ancine também estará presente no Festival de Durban, participando de uma Cúpula Audiovisual dos Brics, que o evento organiza. Na parte da programação de filmes, o festival também promoverá este ano um foco no cinema brasileiro cuja programação deve ser anunciada em breve.