Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

05/06/2014 às 15:02

ANCINE apoia a participação de filmes brasileiros em festivais na França e na Espanha

Escrito por: Redação
Fonte: Ancine

Programa de Apoio da Agência ajuda a viabilizar a participação de filmes em Annecy e Huesca

O Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, que começa no próximo dia 9 e vai até o dia 14 de junho, na França, e o Festival Internacional de Cinema de Huesca, de 16 a 21 de junho na Espanha, vão receber filmes de curta e longa-metragem com o auxílio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE.

Para o Festival de Annecy, o mais importante e tradicional evento dedicado à animação no calendário anual internacional, receberam o apoio da ANCINE o longa-metragem "O menino e o mundo", de Alê Abreu, nosso representante na competição principal, e o curta-metragem “Fuga animada”, de Augusto Bicalho Roque, selecionado para a Competição de Filmes Estudantis.

O Brasil, que levou o prêmio principal do festival em 2013 com "Uma história de amor e fúria", de Luiz Bolognesi, ganhou destaque da curadoria este ano, contando ainda com os longas "Até que a Sbórnia nos separe", de Otto Guerra e Ennio Torresan Jr., e "Luz, anima, ação", de Eduardo Calvet, em seções fora de competição; e com a série de TV “Boa noite Martha”, de Vivian Altman Eberhard, que concorre na seção Filmes para TV.

Já no Festival Internacional de Cinema de Huesca, dedicado exclusivamente ao cinema de curta-metragem, o Brasil terá oito representantes na Competição Iberoamericana - cinco deles receberam auxílio do Programa da ANCINE: "Gotas de fumaça", de Ane Siderman; "O jogo", de Pedro Coutinho; "Linda, uma história horrível", de Bruno Gularte Barreto; "Eu nao digo adeus, digo até logo", de Giuliana Monteiro; e "Requília", de Renata Diniz. Completam a participação brasileira no evento os filmes "Dentro", de Bruno Autran; "Tomou café e esperou", de Emiliano Cunha; e "Quimera", de Tarcisio Lara Puiati.

Como funciona o Programa de Apoio da ANCINE

O Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais contempla filmes oficialmente convidados para 80 festivais internacionais e projetos audiovisuais convidados para 27 laboratórios ou workshops no exterior. O apoio à participação de filmes em festivais conta com quatro categorias de auxílio, dependendo da classificação de cada evento: apoio A - concessão de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro; B - envio de cópia e apoio financeiro; C - concessão de cópia legendada e envio de cópia; e D - envio de cópia. As regras para a concessão do apoio estão dispostas no regulamento do programa. Mais informações podem ser conseguidas pelo e-mail programa.apoio@ancine.gov.br.