Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

10/01/2014 às 13:21

Ancine publica regras dos programas de apoio à participação de filmes, projetos e profissionais

Escrito por: Redação
Fonte: Ministério da Cultura

10.01.2014

Com o objetivo de incentivar a promoção da produção audiovisual brasileira e incrementar a participação das empresas brasileiras de audiovisual no mercado exterior, a ANCINE renovou para o ano de 2014, por meio de duas portarias publicadas no Diário Oficial da União hoje, 10 de janeiro, os seus dois programas de apoio voltados para a área internacional. Estes programas buscam contribuir com a viabilização da participação de filmes e projetos de obras nacionais nos mais importantes festivais, laboratórios e workshops internacionais de cinema, além da participação de profissionais do setor em eventos de mercado e encontros de negócios.

"Acreditamos que o formato que a ANCINE irá implementar a partir de 2014, através da ampliação dos dois programas, permitirá uma atuação mais abrangente na viabilização da presença de profissionais e empresas brasileiras nos principais eventos internacionais do setor audiovisual. Há uma complementaridade entre as três linhas que compõem os programas, pois passam a compreender o desenvolvimento e a apresentação das obras, por um lado, e as negociações realizadas para poder produzi-las e fazê-las circular no mercado internacional", afirmou Rosana Alcântara, diretora da ANCINE.

O Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais, lançado pela ANCINE em 2006, auxilia com serviços e recursos financeiros, dependendo do evento, a participação de curtas, médias e longas-metragens brasileiros selecionados para festivais no exterior. A partir deste ano, o programa passa a incluir também o apoio financeiro a projetos selecionados para laboratórios e workshops internacionais, e com isso passa a se chamar Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais em Laboratórios e Workshops. O Assessor Internacional da ANCINE, Eduardo Valente, justifica a inclusão dos laboratórios no programa com a avaliação de que "esses eventos possuem hoje destacada importância na projeção internacional de uma obra e cada vez mais os curadores de festivais e diversos outros players envolvidos na circulação internacional dos filmes estão indo buscar nesses eventos as obras nas quais vão apostar e investir". Com esse incremento, o total de eventos que o programa abrange chega a 107, ao longo do ano.

 Já o Programa de Apoio à Participação de Produtores de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios foi lançado pela primeira vez em outubro de 2013, tendo ajudado a viabilizar a participação de 49 representantes de empresas produtoras brasileiras independentes em cinco eventos internacionais realizados em novembro e dezembro do ano passado. A partir de 2014, seu regulamento foi reestruturado de forma a incluir um calendário anual de eventos de mercado. Assim, a lista de eventos para os quais os produtores podem solicitar o apoio do programa este ano compreende um total de 22 mercados ou rodadas de negócio.

Os regulamentos e as listas de eventos apoiados encontram-se no Portal da ANCINE, no endereço http://ancine.gov.br/sala-imprensa/noticias/ancine-publica-regras-dos-programas-de-apoio-participa-o-de-filmes-projetos-e.

Fonte: Ancine

Edição: Ascom / MinC