Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

07/01/2016 às 13:49

Ancine renova programas de apoio ao cinema em eventos internacionais

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Vermelho

Este ano um dos programas vai garantir a participação do cinema nacional em mais eventos: 95 festivais internacionais e 35 laboratórios ou workshops

A Ancine anunciou nesta quarta-feira (6) a renovação de dois programas de apoio voltados para a divulgação do cinema brasileiro no mercado internacional. Terão continuidade neste ano o Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais e o Programa de Apoio à Participação de Produtores de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios.
 
O primeiro programa ajudou a viabilizar, ao longo do ano passado, a participação de filmes e projetos brasileiros em um total de 70 eventos internacionais nos cinco continentes, com concessões diversas, como apoio financeiro, confecção e remessa de cópias legendadas. Segundo a Ancine, com a renovação, o programa vai incluirá este ano um número maior de eventos: 95 festivais internacionais e 35 laboratórios  ou workshops.
 
De acordo com o regulamento, para cada evento internacional, o programa concede de três a sete apoios às produções cinematográficas brasileiras. O número maior de apoios fica para os três festivais considerados os mais importantes do circuito mundial: Cannes, na França, Veneza, na Itália, e Berlim, na Alemanha.
 
Já o Programa de Apoio à Participação de Produtores viabilizou, no ano passado, a presença de 157 profissionais em 19 eventos internacionais – 11 na Europa, quatro na América do Norte, um na África, um na Ásia e dois na América do Sul. Podem requerer o apoio desse programa representantes de empresas produtoras brasileiras independentes registradas na Ancine que tenham ao menos um Certificado de Produto Brasileiro emitido em um prazo de 18 meses antes do evento pretendido, ou um projeto em processo de realização cadastrado no Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura.
 
 
Fonte: Agência Brasil