Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

15/02/2016 às 14:30

André Figueiredo lança Cidade Digital em Santana do Acaraú (CE)

Escrito por: Redação
Fonte: Ministério das Comunicações

Fibra óptica interligou 23 órgãos públicos e três novos pontos de acesso público

Centenas de pessoas lotaram hoje (12) o ginásio da escola municipal João Cordeiro de Santana do Acaraú, no interior do Ceará, para acompanhar o lançamento de mais uma Cidade Digital, que é uma iniciativa de inclusão social promovida pelo Ministério das Comunicações (MC) em parceria com a prefeitura local. Na cerimônia, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, valorizou a ampliação da internet de alta velocidade. "É uma ferramenta que integra o país e dá igualdade de oportunidades para todos", disse.
 
A cidade recebeu um anel de fibra óptica de 9 km, que interliga 23 órgãos públicos e três pontos de acesso público. Com investimento total de mais de R$ 880 mil, a ação do MC beneficiará 30 mil moradores. No estado, a previsão é aportar cerca de R$ 11,7 milhões.
 
A partir da instalação da infraestrutura, o município deixará de utilizar os vários links de internet via rádio, unificando o tráfego de dados pela fibra. Assim, será proporcionada uma melhor qualidade no sinal, que resultará em uma economia significativa nos gastos públicos com internet.
 
Sobre a viabilização de novas tecnologias no interior do país, André Figueiredo comentou que essas ações do MC, que fazem parte do Programa de Aceleração do Conhecimento (PAC), aceleram o desenvolvimento da região, pois atrai investimentos, gera empregos e estimula a formação educacional da população.
 
"Com o novo Programa Nacional de Banda Larga, que será remodelado, levaremos internet para todo o país, pois é uma determinação da presidente Dilma Rousseff. O governo seguirá dando atenção para a população. É um trabalho que permite o desenvolvimento social para cada cidadão brasileiro", disse o ministro, ao destacar a assinatura da ordem de serviço para implantação da Cidade Digital em Amontada (CE), e as visitas às agências dos Correios da região.
 
Para o prefeito local, Antonio Helder, a parceria com o Ministério garantiu a conexão da cidade com a internet de qualidade. "Agora, as escolas e as unidades de saúde poderão transmitir informações em tempo real. Além disso, os cidadãos encontrarão acesso gratuito em diversos pontos da cidade", relatou, ao também, em conjunto com o secretário estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, os diplomas para jovens do programa "Criando Oportunidades".
 
O evento também contou com a presença do deputado estadual Evandro Leitão e de autoridades locais.
 
Debate
 
"Para acelerar a retomada do crescimento do país, os bancos públicos vão disponibilizar novas linhas de crédito", afirmou o ministro no Seminário Brasil: Perspectivas para Superar a Crise Econômica, que ocorreu durante a manhã de hoje (12) na Câmara de Vereadores de Itapipoca (CE).
 
Sobre o desenvolvimento tecnológico nacional, André Figueiredo ressaltou a relevância da internet popular. "Essa plataforma se tornou imprescindível para a população brasileira. Isso não significa que essa ferramenta se limita a redes socais, pois ela também garante a igualdade de oportunidades através do pleno acesso às informações", lembrou.
 
"Quebramos barreiras para que qualquer cidadão possa sonhar. As limitações estão sendo eliminadas, pois a desenvolvimento chegou para todas as classes sociais", complementou, ao ser aplaudido, junto com o vice-prefeito local, Geraldo Azevedo, pelo público que lotou o auditório.