Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

23/01/2018 às 18:41

Área de TI volta a contratar depois de dois anos de retração no Brasil

Escrito por: Ana Paula Lobo
Fonte: Convergência Digital

Os projetos relacionados a automação de TI, computação em nuvem, BI, segurança da Informação, Inteligência Artificial e Internet das Coisas estão incentivando às corporações a retomarem a contratação de novos funcionários na área de Tecnologia da Informação, depois de dois anos em declínio, revela pesquisa anual da IT4CIO, que contou com a participação de 1500 empresas de grande e médio porte do País.
 
O estudo aponta que 19% dos entrevistados afirmaram que querem contratar funcionários mais seniores, contra 12% que mencionaram contratar profissionais mais baratos devido à crise política e econômica ainda existente. " 2016 foi um inferno. 2017 manteve a retração. Muitos CIOs foram trocados por gerentes de TI e houve, em muitos anos, redução da equipe de TI nas corporações. Depois de dois anos de muita contenção, as empresas percebem que precisam retomar. Isso abre vagas", avalia o diretor de pesquisas, Ivair Rodrigues.
 
O relatório aponta que os investimentos em TI cresceram 3,1% em Reais em 2017, um pouco mais do que a inflação projetada para o ano, que foi de 2,8%. Este crescimento poderia ter sido maior, se não houvesse a queda dos investimentos de 2,1% por parte do segmento governamental.
 
Desde 2015 o governo vem diminuindo os seus gastos com informática. Para 2018, 51% dos entrevistados mencionaram que terão os seus orçamentos aumentados em TI, enquanto 23% diminuirão. A previsão é de que haja um aumento médio de 5% este ano.