Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

17/12/2015 às 13:48

Artistas acusam a Globo de ter usado mangá em novela sem autorização

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Emissora teria usado imagens de mangá sem autorização

As criadoras do mangá "Helena", adaptação da obra de Machados de Assis para HQs, acusam a Rede Globo de ter usado ao menos quatro de seus desenhos sem autorização durante uma cena da novela "Além do Tempo" que foi ao ar na última segunda-feira (14/12). 
 
Segundo o blog TV e Famoso, do UOL, os quadrinhos apareceram em uma cena em que o personagem Matheus (Cadu Libonati) mostra os quadrinhos japoneses a Gema (Louise Cardoso). Pelo Facebook, Montserrat, Sylvia Feer e Simone Beatriz – criadoras dos quadrinhos – se disseram “perplexas e indignadas” com o uso não autorizado. 
 
"Ficamos sabendo agora que a Rede Globo utilizou, sem nossa autorização e créditos, imagens de nosso trabalho 'Helena' na novela 'Além do Tempo'. Pegaram imagens de divulgação da obra e traçaram por cima, mal disfarçando os personagens Helena e Estácio", disseram.
 
As artistas ainda alertaram sobre a possibilidade de a emissora ter utilizado trabalhos de outros artistas. "Há mais dois traçados na folha mostrada na novela, que podem ser tanto de artistas nacionais, como de artistas japoneses. Ficamos perplexas e indignadas com essa situação. É uma vergonha que a produção da novela use desses recursos". 
 
Procurada pelo UOL, o departamento de comunicação da Globo afirmou que a emissora "desconhece qualquer alegação nesse sentido".