Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

18/09/2014 às 16:54

Assinantes LTE somam 250 milhões no mundo

Escrito por: Redação
Fonte: Telesíntese

Estados Unidos são o maior mercado, enquanto a Coreia do Sul tem a maior penetração. Previsão é de que o número de usuários 4G ultrapasse os 2 bilhões em 2019.

O número de assinaturas de banda larga móvel LTE em todo o mundo atingiu a marca de 250 milhões no primeiro trimestre de 2014, segundo a empresa de análise de mercado Ovum. Os Estados Unidos são o maior mercado do mundo, com as duas principais operadoras norte-americanas, Verizon Wireless e AT&T, respondendo por 35% das assinaturas de LTE globais.

A Verizon terminou o primeiro trimestre com 47,9 milhões de assinaturas. A AT&T terminou com 38,4 milhões. Há sete operadores em todo o mundo com mais de 10 milhões de assinantes LTE. A maioria fica nos EUA ou Japão. Mesmo bem estabelecida na América do Norte, os operadores ainda têm que expandi sua cobertura de rede. Em março de 2014, a Verizon cobria 93% da população dos Estados Unidos; a AT&T, 87%; Sprint, 70%, e T-Mobile, 71%. O mercado sul coreano, porém, é o que apresenta maior penetração da tecnologia. Lá, 47% da população acessa o 4G.

“As implantações e uso ainda estão em um estágio inicial no mundo, com exceção da América do Norte, onde LTE representou mais de um terço do uso de banda larga móvel no primeiro trimestre. Nos mercados emergentes, onde o pré-pago domina e subsídios são menos frequentes, o crescimento do LTE tem sido lento, com operadoras priorizando os segmentos high-end e de negócios “, diz Thecla Mbongue, analista da Ovum.

Na Europa existem 96 redes LTE em operação. O Reino Unido lidera na Europa Ocidental e em toda Europa em assinaturas, com mais de 6 milhões. A Rússia lidera a Europa Oriental, com mais de 2 milhões.

Em meados de 2014, havia 34 implantações de LTE na região da Ásia-Pacífico, divididos em 16 mercados. Na região, o mercado de banda larga móvel passou a marca de 1 bilhão de assinaturas no início de 2014. O LTE é a tecnologia que mais cresce, com assinaturas aumentando 102% no ano, chegando à marca de 100 milhões em junho. LTE representa pouco mais de 9% do total de assinaturas de banda larga móvel. “Japão, Coréia do Sul e Austrália são os segundo, terceiro e quarto maiores mercados do mundo, respectivamente, e os três combinados foram responsáveis ??por 32% das assinaturas de LTE globais de janeiro a março”, diz Kristin Paulin, outro analista da Ovum.

O Oriente Médio teve um aumento de assinaturas de LTE 174% ano a ano, para 3 milhões no segundo trimestre. Houve 17 implementações em assinaturas de LTE na região. A Huawei liderou o mercado em termos de número de contratos de construção de redes – 14 até meados de 2014 – seguida por Ericsson e Nokia Networks.

A África tem 22 redes 4G ativas, em 12 países. Há uma grande concentração na África do Sul, que abriga 12 redes. Em todos os casos, a cobertura é limitada. Havia 1,6 milhão de assinaturas de LTE na África em até março. A Ovum prevê que o número de assinaturas de LTE em todo o mundo a ultrapassar 2 bilhões em 2019, respondendo por 25% das assinaturas de banda larga móvel.