Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

18/08/2015 às 13:47

Ataques hackers cresceram 197% no Brasil no último ano

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Informações do Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Segurança (Cert.br) mostram que, no período de 2013 para 2014, o número de notificações de ciberataques cresceu 197%, passando de 352.925 mil para mais de um milhão. A maioria dos registros é composto por tentativas de fraude.
 
De acordo com O Globo, um relatório divulgado em fevereiro pela companhia holandesa de segurança digital Gemalto indica que mais de 1.500 vazamentos de dados por criminosos digitais em 2014 levaram ao comprometimento de um bilhão de informações, 78% a mais do que em 2013. 
 
Para a analista de segurança do Cert.br, Miriam Von Zuben, o aumento dos ataques é uma tendência mundial, já que a internet ocupa um papel importante na sociedade. Para ela, "esse meio atrai o interesse de quem deseja obter alguma vantagem financeira através do uso da rede".
 
A coordenadora de atendimento do Procon-RJ, Soraia Panella, conta que as queixas relacionadas as fraudes financeiras são frequentes nas centrais de atendimento da entidade. Muitos nem entendem como foram roubados tão facilmente.
 
“Todos os dias temos muitos problemas de boletos fraudados, a maioria deles com relação a ataques efetuados na internet. São comuns os relatos de consumidores que entram em determinado site e, por meio dele, ter imprimido um boleto para pagamento, acreditando que o banco o enviou o documento”, alegou Panella.
 
Para o delegado e chefe do grupo de repressão a crimes cibernéticos da Polícia Federal, Stênio Santos, o aumento desse tipo de ataque é um fenômeno natural no Brasil diante da popularização do acesso à tecnologia.
 
O agente diz também que essa onda de ataques acontece por causa da impunidade. Ele acredita que o problema carcerário no país, faz com que as autoridades não rendam esse tio de criminoso.