Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

17/10/2013 às 16:07

Ato pela criação do Conselho de Comunicação do Distrito Federal

Escrito por: Raquel de Lima
Fonte: Facebook FNDC

ATO PELA CRIAÇÃO DO CONSELHO DE COMUNICAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

Mais de um ano após a realização do 1º Seminário de Comunicação Pública do Distrito Federal, o Comunica DF, militantes pela democratização da comunicação fizeram hoje (16) um ato em frente ao Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal, em Brasília, para cobrar a criação do Conselho de Comunicação do DF. A implantação do órgão é uma das resoluções do evento e promessa do Governador Agnelo Queiroz.

Os militantes levaram um bolo em simbologia ao ano de descumprimento da promessa e faixas de reivindicações. Ele foram recebidos pela Chefe de Gabinete da Secretaria de Publicidade Institucional do GDF, Kilvia Teixeira.

A nova gestão de comunicação do DF, segundo Teixeira, se compromete em “desemperrar” o processo da criação do Conselho. A chefe de gabinete agendará uma reunião entre a sociedade e o novo secretário de Publicidade Institucional e Interino de Comunicação, André Duda, para a próxima semana.

Jonas Valente, coordenador geral do Sindicato dos Jornalistas do DF, disse que o ato é importante para pressionar o governo a dar uma resposta concreta à sociedade. “Precisamos ter a sinalização efetiva do GDF, que é enviar o projeto de criação do Conselho de Comunicação para a Câmara Legislativa. A Secretaria de Governo não assume esta interlocução e a Secretaria de Comunicação, até pouco tempo atrás, não queria fazer isso. O governador dá sinais confusos se quer ou não atender a esse pleito, que não é só da sociedade, mas uma promessa assumida por ele próprio”, explicou.

Segundo Valente, as entidades do DF continuarão cobrando o governador: “O que a gente quer agora é que o GDF tire o atraso e encaminhe a proposta que está se colocando. Ou o governo assume de fato essa demanda, ou deixa claro para a sociedade que não o quer fazer. Daí nós, a sociedade, iremos para o enfrentamento”, terminou.

O ato faz parte das atividades nacionais da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação. Participaram representantes das entidades Fitert, Intevozes, Sindicato dos Jornalistas do DF, Barão de Itararé, Abepec e FNDC.

Lei Orgânica
A criação do Conselho de Comunicação está prevista na Lei Orgânica da capital do país (capítulo V, artigo 261).

Redação FNDC