Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

03/09/2014 às 13:21

Biblioteca Nacional anuncia ganhadores do Prêmio Literário 2014

Escrito por: Redação
Fonte: Ministério da Cultura

Foram contempladas nove categorias: poesia, romance, conto, ensaio literário, ensaio social, tradução, projeto gráfico, literatura infantil e literatura juvenil.

Foram anunciados os vencedores do Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional 2014. Nove categorias foram contempladas: poesia, romance, conto, ensaio literário, ensaio social, tradução, projeto gráfico, literatura infantil e literatura juvenil. A lista com os nomes dos vencedores foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (3/9).

Vencedor na categoria Conto com a obra "Você Vai Voltar Pra Mim", o paulistano Bernardo Kucinski comemorou o resultado. "Esta é a primeira vez que eu conquisto um prêmio literário. Eu estava ansioso para saber como a obra seria recebida. O Prêmio Literário Biblioteca Nacional é reconfortante, reafirma minha vontade de continuar fazendo ficção", destacou.

Marcelino Freire, vencedor na categoria romance com a obra "Nossos Ossos", afirmou sentir-se honrado com a premiação: "Fico mesmo sem palavras por receber um prêmio com o nome e o prestígio do mestre Machado de Assis. Estou comemorando muito!", afirmou.

Outras obras premiadas foram o livro de poesias "O aquário desenterrado", de Samarone Lima de Oliveira, o ensaio literário "Frestas - A teorização em um país periférico", de Luiz Costa Lima, o ensaio social "Eduardo Coutinho", de Milton Ohata, o livro juvenil "Morada das lembranças, de Daniella Bauer, e o livro juvenil "Pelo Nariz", de Arthur Nestrovski. Na categoria projeto gráfico, a vencedora foi Flávia Castanheira, com "Esopo - Fábulas completas". Marcelo Backes levou o troféu de tradução por "Michael Kohlhaas", de Heinrich von Kleist.

A editora Cosac & Naify levou quatro das nove categorias. Cada vencedor recebeu prêmio de R$ 30 mil. Na edição anterior, em 2013, a premiação foi de R$ 12,5 mil.