Escrito por: Luís Osvaldo Grossmann Fonte: Convergência Digital
O Brasil recuperou posições no ranking global da Akamai de velocidade das conexões à internet. No terceiro trimestre, a média medida por aqui pela empresa especializada em serviços de nuvem e redes de entrega de conteúdo (CDNs) foi de 5,5 Mbps. O resultado é bem melhor que os 3,6 Mbps medidos pela Akamai no terceiro trimestre de 2015. Em um ano, o país saiu de 93o para figurar na posição 87 dos 242 países dos quais a empresa tem informações.
Ainda assim, o resultado manteve o Brasil abaixo da média mundial, que no mesmo período foi medida em 6,3 Mbps – em si um crescimento de 21% em um ano.
Segundo Akamai, mais da metade (52%) das conexões no Brasil são de velocidades a partir de 4 Mbps, enquanto apenas 10% das conexões se situam acima de 10 Mbps e 2,9% superam os 15 Mbps. Nesse último ponto, no entanto, o relatório destaca um crescimento de 353% nessas conexões mais rápidas no último ano.
No cenário global, a Coreia do Sul se manteve na liderança do ranking, com média de 26,3 Mbps, o que em si representa uma queda de 2,5% mas manteve o país na frente. Nas Américas, EUA e Canadá aparecem bem à frente dos demais, com o Brasil ficando em sexto.
No caso específico das conexões móveis, o Brasil apresentou velocidade média de 4 Mbps. De acordo com o levantamento, as velocidades médias das conexões móveis analisadas variou de 2,2 Mbps na Venezuela a 23,7 Mbps no Reino Unido. Além disso, com base em dados da Ericsson, o relatório indica que o volume de tráfego móvel cresceu 11% na passagem do segundo para o terceiro trimestre de 2016.