Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

15/09/2015 às 13:55

Brasil fica nas últimas posições em ranking de experiência de uso da banda larga fixa

Escrito por: Luís Osvaldo Grossmann
Fonte: Convergência Digital

Segundo uma pesquisa feita pela consultoria britânica Ovum, a maioria dos usuários de redes fixas de acesso à internet precisa de conexões de, pelo menos, 10 Mbps de velocidade de download para satisfazer suas expectativas de navegação.
 
Além da velocidade, a Ovum lista outros dois itens fundamentais para a garantia da experiência de quem tem banda larga: redes estáveis e confiáveis que entreguem conteúdo em até 3 segundos; além de um serviço de atendimento capaz de resolver a maioria dos problemas no primeiro ponto de contato.
 
O estudo combinou pesquisa com consumidores com dados de mercado de banda larga fixa em 30 países (Brasil inclusive) e “confirmou que o crescimento de vídeos em SD e HD é lugar-comum e está direcionando a experiência do usuário”. Daí a necessidade de redes capazes de suportarem vídeo em alta qualidade, conclui a Ovum.
 
“Os domicílios dos mercados maduros contam, tipicamente, com até quatro equipamentos conectados à rede, todos com potencial de suportarem uma ampla gama de aplicações”, diz um dos coautores do estudo da consultoria britânica, Michael Philpott.
 
Com essa análise sobre 30 países, a Ovum criou um placar global de experiência de banda larga. Esse ranking leva em conta critérios objetivos de conectividade, mas também subjetivos, a partir do que sentem os entrevistado. A Suécia se destacou com o melhor índice (88%), enquanto o Egito teve o pior (30%). O Brasil, com 50%, ficou em 21o entre os 30.
 
“Desde que os serviços de banda larga foram lançados há uma discussão sobre qual a definição de banda larga e quanta velocidade os usuários realmente precisam. Em 2015, a resposta é ‘pelo menos 10 Mbps’ se você quiser uma boa experiência. Mas um número significativo de lares, mesmo em países desenvolvidos, ficou bem abaixo dessa marca”, afirma Philpott.
 
* Com informações da Ovum