Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

11/04/2016 às 14:59

Brasil mantém posição em ranking mundial de conectividade

Escrito por: Rafael Bucco
Fonte: Tele Síntese

País figura em 30º em lista de 50 países com melhores redes, investimentos e tecnologias da informação do mundo, segundo pesquisa da Huawei

Shenzhen*- A Huawei divulgou hoje, 11, durante encontro mundial de analistas, a terceira edição do Índice Global de Conectividade. O estudo elabora um ranking dos países mais avançados em tecnologias da informação e telecomunicação.
 
O relatório colocou o Brasil, pelo segundo ano seguido, no 30º lugar. O estudo destaca que o Plano Nacional de Banda Larga e o Banda Larga para Todos, renomeado para Brasil Inteligente, tiveram papel fundamental em determinar o posicionamento do país.
 
As empresas locais também adotaram, com rapidez, análise de big data e computação em nuvem. “Bancos, serviços financeiros, telcos, varejo e serviços públicos tem aumentado a demanda por tecnologias em TICs e mais verticais e empresas começam a entender os benefícios das tecnologias”, diz o material.
 
Para figurar na 30ª colocação, o Brasil tirou nota 39 no índice formulado pela Huawei. O primeiro colocado, Estados Unidos, tirou nota 74.
 
O relatório mostra a grande diferença em pontos chaves da inovação. Os EUA, por exemplo, tiraram nota 10 em investimentos, desenvolvimento e adoção de data centers, enquanto o Brasil tirou nota 3.
 
O investimento em TICs mereceu nota 7 no Brasil, e 8 nos EUA. A legislação para o setor no país ganhou nota 6, enquanto nos EUA foi de 8. O investimento em nuvem aqui tirou 2 – nos EUA foi 10.
 
O relatório destaca que o país tem grande adesão na banda larga móvel, com índice semelhante ao dos EUA. Ambos os países tiraram 10 nesse quesito.
 
O relatório concluiu que existe a necessidade de ampliar os investimentos em nuvem, IoT, analytics, eCommerce, big data, entre outros, para se reduzir o abismo entre o desenvolvimento dos dois países. O relatório completo pode ser visto aqui. http://www.huawei.com/minisite/gci/en/