Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

27/11/2013 às 21:19

Brasília sedia 8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Escrito por: Redação
Fonte: G1

CCBB apresenta 38 filmes de 11 a 15 de dezembro; abertura é no dia 3. Exibições serão divididas em três categorias; evento ocorre em todo o país.

Brasília recebe entre 11 e 15 de dezembro a "8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul: Poética e Cidadania sobre Película", em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A abertura da mostra está marcada para o próximo dia 3.

Ao todo, 38 filmes serão exibidos em todo o território nacional. As exibições serão divididas em três categorias: mostra competitiva de longas, médias e curtas; mostra homenagem - Vladimir Carvalho; e mostra cinema indígena.

Veja a programação completa aqui.

Os filmes serão exibidos em formato digital nas 27 capitais brasileiras e em cidades do interior. São mais de 600 pontos extras de exibição, entre cineclubes, pontos de cultura, institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, universidades, museus, bibliotecas, sindicatos, associações de bairros, telecentros, entre outros. Em cada cidade, a programação se estende por seis dias, totalmente aberta ao público.

"Nossa proposta é utilizar a linguagem cinematográfica para estabelecer um diálogo direto com a população. A mostra tem o importante papel de disseminar e fortalecer a educação e a cultura em direitos humanos, especialmente de forma a alcançar os setores historicamente excluídos ou com menos acesso a bens culturais, tratando do enfrentamento a todas as formas de violações de direitos", diz a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes.

Durante o festival, os vídeos serão exibidos com closed caption, ou seja, terão legendas informando todos os sons que estão na cena, além das falas. Para as pessoas com deficiência visual, haverá um narrador que descreverá com detalhes o que está na tela e o que é indicado fora dela.