Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

31/07/2014 às 13:09

Burocracia dificulta captação para filmes de independentes

Escrito por: Redação
Fonte: Folha de São Paulo - Impressa

Produtora de pequeno porte se diz prejudicada por não ter estrutura para gerir os pedidos de financiamentos\nConspiração Filmes, líder em renda no setor, mantém departamento especializado para levantar recursos

Com base em dados da Ancine (Agência Nacional do Cinema), a Folha apurou que 34% dos recursos públicos destinados a filmes nacionais ficam nas mãos de dez produtoras --2% do total de empresas do setor no país.

A concentração, para Cavi Borges, dono da produtora independente Cavídeo, deve-se em grande parte à burocracia para conseguir obter financiamento.

Na avaliação de Borges, produtoras de pequeno porte como a sua não têm estrutura especializada para cuidar dos pedidos e, assim são prejudicadas na competição.

"A gente acaba não tendo fôlego", conta. Como formas alternativas, a Cavídeo usa crowdfunding (financiamento coletivo) e faz parcerias com canais de televisão.

A falta de recursos, para Borges, também dificulta que as produções cheguem ao circuito comercial competitivo.

Em contraste, a Conspiração Filmes --segunda produtora que mais captou recursos de 1995 a 2012 e líder em renda no período-- possui um departamento só para gerir a captação de seus recursos.

Eliana Soárez, diretora-executiva de cinema da empresa, diz que produtoras grandes também precisam captar, já que, segundo ela, a maior parte dos lucros dos seus filmes vão para o exibidor e o distribuidor.

(ANGELO DIAS, LUIZA FRANCO, RENATA MELLEU E WALTER PORTO)