Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

07/03/2016 às 13:55

Canais do Executivo já são transmitidos na TV digital em São Paulo

Escrito por: Redação
Fonte: Ministério das Comunicações

Um mesmo canal passa a transmitir programação da TV Brasil, NBr, TV Escola e Canal Saúde

A partir de hoje, vários canais do Poder Executivo começaram a ser transmitidos em um único canal da TV digital aberta em São Paulo. Por meio do recurso da multiprogramação, no mesmo sinal da TV Brasil o cidadão também poderá sintonizar NBR, TV Escola e Canal Saúde. O telespectador também terá acesso a uma plataforma interativa de informações de serviços públicos, a Brasil 4D.
 
Durante solenidade nesta sexta-feira, na sede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em São Paulo, o secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, reforçou que o início da transmissão das TVs públicas pelo sistema digital simboliza um passo importante na democratização do acesso à comunicação no Brasil.
 
Segundo o secretário, o processo implantação da TV digital no Brasil vai possibilitar aos telespectadores a acesso a uma série de serviços e funcionalidades por meio das emissoras públicas. "Por meio da TV terrestre, aberta, gratuita e livre será possível levar informação das mais diferentes áreas do conhecimento, como educação e saúde, a milhões de cidadãos."
 
O uso do recurso da multiprogramação pelas TVs do Poder Executivo começou em Brasília, no fim de 2015. Em seguida, o projeto foi implantado no Rio de Janeiro e, agora, em São Paulo. Até o fim deste semestre também chegará a Belo Horizonte e Porto Alegre. A previsão é implantar os canais do Executivo em mais de 460 municípios até 2019, alcançando um contingente de mais de 120 milhões de pessoas.
 
Conteúdo compartilhado
 
O Ministério das Comunicações coordena a iniciativa de implantar os canais de diversos órgãos do Poder Executivo na TV digital. Os primeiros esforços do Governo federal neste sentido começaram em 2008, a partir da criação da EBC e do início da operação da TV Brasil. o projeto prevê a criação de um sistema de gerenciamento e compartilhamento de conteúdos entre os órgãos públicos envolvidos.
 
Participam do grupo de implantação dos canais a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, responsável pela NBr; Ministério da Cultura, que atualmente planeja a criação do Canal da Cultura; Ministério da Educação, responsável pela TV Escola e futuramente pelo Canal da Educação; Ministério da Saúde e Fiocruz , programadora do Canal Saúde, EBC, Anatel, Telebrás e RNP. Os órgãos e entidades responsáveis pelos canais contratam a EBC para a operação.