Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

05/02/2015 às 14:21

Casa Branca diz que notícia sobre espionagem no Brasil é "especulação"

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

A Casa Branca defendeu, na última quarta-feira (4/2), que a notícia de que as agências de inteligência dos Estados Unidos ainda promovem espionagem nas comunicações da presidente Dilma Rousseff (PT), publicada pelo The New York Times, é uma "especulação".

Segundo a Folha de S.Paulo, o porta-voz do Conselho de Segurança da Casa Branca, Ned Price, disse que "como regra geral", as autoridades não divulgam detalhes sobre alvos específicos. "Relatos recentes na mídia sobre esses detalhes devem ser vistos como especulação".

O porta-voz reforçou que o presidente Barack Obama havia esclarecido às agências que os EUA "não monitoram as comunicações de chefes de Estado e governos de nossos aliados e amigos próximos".

Divulgada na última terça-feira (3/2), uma reportagem do NYT sobre as novas regras para coleta e uso de dados americanos e estrangeiros pelas agências indicou que os programas de vigilância no Brasil e no México parecem ter prosseguido.

As revelações de espionagem feitas pelo ex-agente da CIA, Edward Snowden, com a ajuda do jornalista Glenn Greenwald, em junho de 2013, resultaram numa crise diplomática entre os EUA e países como Alemanha e Brasil.