Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

15/09/2015 às 13:54

Celular é dispositivo mais usado para acesso à internet

Escrito por: Luís Osvaldo Grossmann
Fonte: Convergência Digital

Divulgada nesta terça, 15/9, pelo Cetic.br – o braço de pesquisas do Comitê Gestor da Internet no Brasil – a TIC Domicílios confirma o papel predominante de dispositivos móveis, notadamente smartphones, para acesso à internet no país. Segundo a pesquisa, os celulares são os dispositivos citados por 78% de quem acessa a rede, bem à frente de computadores de mesa (54%) ou portáteis (46%).
 
“O dispositivo móvel, o smartphone, tem permitido a inclusão de cidadãos que não utilizavam a rede, até por ser mais barato [que um computador], sendo portanto uma forma importante de inclusão digital, sobretudo para aqueles domicílios de mais baixa renda”, diz o gerente de pesquisas do Cetic.br, Alexandre Barbosa.
 
Segundo a pesquisa, 32,3 milhões de domicílios brasileiros estão conectados à internet – ou 50% dos 65,1 milhões de lares do país (eram 43% em 2013). O número de internautas também cresceu, passando de 51% para 55% da população com 10 anos ou mais, ou um total de 94,2 milhões de usuários, segundo a projeção do Cetic.br.
 
Nesse universo, 19% dos que acessam a rede dizem que o fazem apenas por meio do celular. Já 23% responderam que usam somente computador, enquanto 56% disseram que usam ambos. Entre os dispositivos usados, os tablets foram citados por 22% dos internautas, seguidos pela televisão (7%) e por consoles de videogames (5%).
 
A TIC Domicílios identificou que apesar do destaque entre os dispositivos utilizados, é grande a proporção de pessoas que têm aparelhos, mas não acessam a internet. No total, 148,2 milhões de pessoas, ou 86% dos brasileiros, usam celular, mas apenas 47% desses acessam a rede com ele. A evolução, ainda assim, é significativa – em 2011, apenas 15% acessavam a internet pelos aparelhos.