Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

12/08/2016 às 15:12

Centro cultural lança programa de bolsa para curso de produção de docs

Escrito por: Redação
Fonte: Comunique-se

O Centro Cultural b_arco oferece bolsa integral para a próxima edição do curso de "Documentário para cinema e TV", ministrado em São Paulo. Os interessados na oportunidade devem responder a pergunta "Qual seu documentário preferido e por quê?". O texto deve ter no máximo 500 caracteres e precisa ser enviado para o email paulotbarco@gmail.com, até sexta-feira, 12. 
 
O autor da resposta mais criativa será selecionado para o curso. A seleção Serpa realizada pelas professoras do curso, a documentarista e jornalista Flavia Guerra e a produtora Deborah Osborn. O resultado do concurso será divulgado na próxima segunda, 15, nas redes sociais e no site do b_arco. O curso, que tem carga de 36 horas, terá início na quinta-feira seguinte, 18.
 
As aulas têm o objetivo de promover reflexões sobre as linguagens do cinema documental, além de atividades práticas para preparar os alunos para o mercado de trabalho. Os encontros serão realizados sempre às quintas-feiras, de 19h30 às 22h30. A bolsa não contempla gastos com deslocamento, alimentação ou hospedagem. Caso o vencedor do concurso não seja morador da capital paulista, as despesas ficam sob responsabilidade do participante.
 
O destaque desta edição é a participação da diretora e roteirista Estela Renner ("Muito Além do Peso", e "Criança: a Alma do Negócio"), que falará de sua experiência, os desafios e aprendizados de seu processo criativo. O curso contará também com o cineasta e roteirista Luiz Bolognesi, que falará das possibilidades de se construir um roteiro de obra documental a partir das bases da narrativa. 
 
As aulas abordarão a história geral do gênero documental, da descrição de diversas tendências, escolas, teorias, linguagens e exibição de trechos dos mais significativos documentários internacionais e nacionais. Também serão estudados grandes nomes da cinematografia, como Humberto Mauro, Eduardo Coutinho, João Moreira Salles, Carlos Nader, Kiko Goiffman, Helvecio Marins, Pablo Lobato e Gabriel Mascaro.