Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

20/01/2017 às 19:21

CIA disponibiliza 11 mil documentos secretos sobre o Brasil

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Nos últimos três meses, a agência de inteligência dos Estados Unidos (CIA) liberou para acesso público na internet aproximadamente 11,1 mil documentos que citam o Brasil.

De acordo com a Folha de S.Paulo, esses arquivos, produzidos da década de 40 até 1990, fazem parte de estimadas 13 milhões de páginas classificadas com algum grau de sigilo.  Entre os documentos estão telegramas, análises semanais e anuais sobre o país, artigos de jornal e recomendações sobre política externa.

Em julho de 1986, a agência desenvolveu um relatório secreto em que tratou dos esforços do PT para deixar de ser "partido dos operários" para ampliar a base de militância e angariar eleitores mais jovens. No documento, a CIA diz que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava "intensificando tratativas" com o ditador de Cuba, Fidel Castro.

Outros papéis mostram interesse sobre programas espaciais e projetos de produção de armas no Brasil, além de um "relatório especial" no qual a agência de inteligência demonstra simpatia à figura do general ditador Emílio Garrastazu Médici.