Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

26/09/2014 às 15:22

Cinema brasileiro recebe prêmios em festivais internacionais

Escrito por: Redação
Fonte: Ministério da Cultura

Setembro foi um mês de prêmios para o cinema brasileiro. Quatro curtas foram laureados no Festival Internacional de Cinema de Caracas, na Venezuela. O longa-metragem "Praia do Futuro", de Karim Aïnouz, recebeu prêmio do Festival Internacional de San Sebastián, da Espanha, que termina no próximo dia 27. Já "Depois da Chuva", longa de Cláudio Marques e Marília Hughes, foi um dos vencedores do Festival Internacional de Cinema do Harlem, nos Estados Unidos, que se encerrou no último dia 14.

No Festival Internacional de Cinema de Caracas, dedicado ao cinema latino-americano, o cinema brasileiro faturou quatro prêmios: "Guida", de Rosana Urbes, ganhou Melhor Animação; o curta "Memória de Rio", de Roney Freitas, levou o prêmio de Melhor Curta Documentário; o prêmio de Melhor Curta-Metragem de Ficção foi para "Coice no Peito", de Renan Rovida; e "Preto ou Branco", de Alison Zago, recebeu menção honrosa do júri do festival.

"Depois da chuva" foi considerado o melhor filme estrangeiro pelo júri do Festival de Cinema do Harlem. Ambientado em 1984 e livremente inspirado na adolescência do diretor Cláudio Marques, o filme contou com R$ 200 mil em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para sua produção. Já foi exibido em festivais como Brasília, Berlim (Alemanha) e Roterdã (Holanda). O filme é o primeiro longa da dupla Marques e Hugues, e sua estreia em circuito comercial está prevista para janeiro de 2015.

O Festival Internacional de Cinema de San Sebastián premiou "Praia do Futuro", de Karim Aïnouz, no último fim de semana. O filme, que também conta com investimento de R$ 2,23 milhões do FSA, foi contemplado com o prêmio Sebastiane Latino, concedido desde o ano 2000 aos filmes que melhor refletem valores e a realidade de gays, lésbicas, transgêneros e bissexuais.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura