Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

12/12/2014 às 10:02

Cinema móvel movido a energia solar chega a duas regiões do DF

Escrito por: Redação
Fonte: G1

A iniciativa itinerante faz parte do Festival Curta Brasília.Exibição dos filmes é gratuita e ocorre na Estrutural e no Gama.

Duas regiões do Distrito Federal receberão na próxima sexta-feira (19) o projeto brasileiro Cinesolar, com sessões gratuitas do primeiro cinema móvel do país movido a energia solar. A iniciativa itinerante integra o Festival Curta Brasília. A exibição dos filmes é gratuita.

As atividades duram dois dias e acontecem na Estrutural e no Gama. A primeira vai receber a programação infantil Calanguinho, do Curta Brasília, na quadra municipal próxima ao Centro de Múltiplas Funções. Também haverá uma oficina gratuita de introdução cinematográfica para crianças. Já no Gama, a sessão acontece no CAIC, com o lançamento do terceiro DVD Curta Brasília.

Além da mostra competitiva local e nacional, a programação do festival conta com diversas mostras paralelas, oficinas e debates. Nesta terceira edição, o evento ganha dimensão internacional com a parceria da Embaixada da França e uma mostra de premiados curtas alemães. Os filmes selecionados concorrerão a prêmios e troféus, com destaque para o Prêmio Direitos da Infância, oferecido pelo Instituto Sabin e pela UNICEF.

Cinesolar
A estrutura é equipada com placas solares que possibilitam, por meio de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. O veículo carrega cadeiras para o público, sistema de som e projeção, telão e cabine de DJ.

Na estrada desde junho do ano passado, o primeiro cinema móvel sustentável do país já atingiu um público de mais de 17 mil pessoas nas mais de 110 sessões realizadas, além de conseguir uma economia de energia elétrica maior que 280 mil watts, equivalente a quase 700 horas de uma geladeira ligada sem interrupções.