Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

28/05/2015 às 13:01

Comunicações, justiça, empresas e sociedade civil debatem serviço gratuito e neutralidade de rede

Escrito por: Redação
Fonte: Tele.síntese

No próximo dia 10 de junho, em Brasília, será realizado um debate com o tema setorial mais instigante do momento: Neutralidade da rede x Gerenciamento e Serviços gratuitos. Estarão lado a lado no 41º Encontro Tele.Síntese representantes dos ministérios das Comunicações, da Justiça, da Anatel, das empresas e da sociedade civil. Entre os confirmados estão os secretários Maximiliano Martinhão e Gabriel Sampaio

Inscrito no Marco Civil da Internet, o princípio da neutralidade da rede é a garantia de tratamento isonômico dos dados dos internautas e, portanto, da democracia na rede. No entanto, há várias situações que demandam medidas de gerenciamento da rede para garantir sua segurança e estabilidade, assim como aplicações e serviços que requerem requisitos técnicos diferenciados. Até onde pode ir o gerenciamento dos dados sem ferir a neutralidade? São admissíveis modelos de negócios com serviços gratuitos fora dos pacotes adquiridos pelo internauta? Estes são alguns dos questionamentos que serão respondidos no 41º Encontro Tele.Síntese, a ser realizado no próximo dia 10 de junho, quarta-feira, em Brasília.
 
Para proferir palestras de abertura no Encontro, que terá como tema geral Neutralidade da rede x Gerenciamento e Serviços gratuitos já confirmaram presenças o secretário de Telecomunicações do Minicom, Maximiliano Martinhão, e o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Gabriel Sampaio. A abertura está prevista para começar às 9h30minutos.
 
O Primeiro Painel, que começará às 10h40 até as 12h50, terá como tema geral “Neutralidade Gerenciamento e Serviços Gratuitos” e conta com os seguintes palestrantes confirmados: Demi Getschko,  Diretor geral do NIC.Br ; Francisco Giacomini Soares, Diretor de Relações Governamentais da Qualcomm José Alexandre Bicalho, Superintendente de Planejamento e Regulação da Anatel; Pedro Ramos, Pesquisador do InterLab; e Veridiana Alimonti, do Conselho Diretor do Intervozes. Diretor da TIM também está previsto para participar deste primeiro painel.
 
No período da tarde, a partir das 14h30 para participar do Segundo Painel, com o tema geral “Como universalizar o acesso à internet e incluir a população de baixa renda”  estão confirmados Artur Coimbra, Diretor do Departamento de Banda Larga da Secretaria de Telecomunicações do Minicom; Carlos López Blanco, Diretor Geral de Assuntos Públicos e Regulatórios e integrantes do Comitê Executivo da Telefónica;  Jorge Bittar, Presidente da Telebras e  Paulo Rená,  Diretor do Instituto Beta para Internet e Democracia.
 
As inscrições custam R$ 1.450,00 (hum mil quatrocentos e cinquenta reais). Maiores informações com Edna pelo fone (11) 3124 74 44 ou email: edna@momentoeditorial.com.br