Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

03/12/2013 às 21:16

Curitiba recebe Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Escrito por: Redação
Fonte: G1

Programação é gratuita; mostra começa na quarta-feira (4) e vai até dia 9. Evento garante acessibilidade com closed caption e audiodescrição.

Começa na quarta-feira (4), em Curitiba, a 8ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. A mostra é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura, e vai exibir 38 filmes em várias cidades do país até o dia 22 de dezembro. Na capital paranaense, o evento segue até segunda-feira (9) e é aberto ao público. A programação é composta por uma mostra competitiva, outra de realizadores indígenas e uma retrospectiva em homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho.

De acordo com a ministra de Estado-Chefe de Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, a proposta da mostra é utilizar a linguagem cinematográfica para estabelecer um diálogo direto com a população. Ela explica que o evento tem o papel de disseminar e fortalecer a educação e a cultura em Direitos Humanos, alcançando os setores historicamente excluídos ou com menos acesso a bens culturais.

A organização do evento informou que a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul garante acessibilidade ao público, já que toda a filmografia é exibida com closed caption - um sistema que permite que legendas informem não apenas o que é dito, mas também todos os sons que fazem parte da cena para as pessoas com deficiência auditiva. Para os deficientes visuais, haverá sessões com audiodescrição, em que o narrador descreve com o máximo de detalhes o que pode ser visto na cena e o que é indicado fora dela.

A abertura da mostra será às 19h de quarta-feira, na Cinemateca de Curitiba, que fica na Rua Carlos Cavalcanti, nº 1174, no bairro São Francisco, com a exibição de "A onda traz, o vento leva" e "Uma história de amor e fúria".

A programação completa da mostra, com horários e locais das exibições dos filmes, está disponível no site do evento.