Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

14/12/2017 às 19:42

Curso da ONU Mulheres em parceria com a FENAJ aconteceu em Fortaleza

Escrito por: Redação
Fonte: Fenaj

O Curso de Comunicação, Saúde e Direitos das Mulheres, promovido pela ONU Mulheres Brasil, em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e vários de seus sindicatos, como o Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce), teve mais uma etapa realizada, na segunda e terça-feira, 11 e 12. Dessa vez, o curso aconteceu em Fortaleza-CE, na sede no Sindicato, e contou com a facilitação de Cleidiana Ramos, que é jornalista e mestra em Estudos Étnicos e Africanos pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) da UFBA.
 
Durante a atividade, os cursistas foram divididos em grupo e, ao final do evento, apresentaram propostas em comunicação para o desenvolvimento das temáticas estudadas. O objetivo do curso é promover o aperfeiçoamento do trabalho jornalístico e a divulgação de informação sobre a tríplice epidemia de arbovirsoses – dengue, zika e chikungunya. Com isso, o projeto tem levado profissionais a abordar os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres nesse contexto de saúde específico. Outra pauta do curso tem sido a prevenção e a eliminação da violência de gênero.
 
Em 2017, o curso já foi oferecido em Natal, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. As atividades em Fortaleza foram voltadas para repórteres, editoras e editores, produtoras e produtores, assessoras e assessores de imprensa e estudantes universitários.
 
A iniciativa retoma os projetos de formação desenvolvidos pela ONU Mulheres em parceria entre a FENAJ. Em 2011, as entidades promoveram o curso Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas.
 
Parceiros
 
A capacitação também conta com a parceria do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).