Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

24/02/2016 às 15:02

#DaPraSerAssim: Tim lança leitura de emoticons para pessoas com deficiência visual

Escrito por: Redação
Fonte: Comunique-se

Parte da campanha #DaPraSerAssim, a Tim anunciou o início do projeto Emoti Sounds, que oferece uma linguagem inédita para pessoas com deficiência visual se comunicarem na internet. Idealizado pela agência Artplan e desenvolvido com colaboração do Instituto Benjamin Constant, centro de referência na área, a iniciativa visa oferecer nova associação cognitiva, trazendo mais emoção e diversão a esse público. 
 
Por meio de um plugin, a leitura dos emoticons vai se tornar mais emotiva para quem usa o leitor de tela livre NVDA (NonVisual Desktop Access) em desktop. Até então, elas eram lidas de maneira fria, por meio de gravação de voz que descreve a imagem. Como exemplo prático, o leitor de tela reproduzirá o som de um beijo, em vez de dizer “Emoticon Beijo”, por exemplo, e assim sucessivamente com as 68 imagens adaptadas na plataforma. 
 
“Lançamos um posicionamento para o serviço Live TIM em 2015 que reforça o compromisso da marca com a integridade e a transparência. O Emoti Sounds se encaixa perfeitamente nesse conceito, porque entendemos que essa postura de respeito e parceria deve extrapolar as ações focadas somente no produto. A ideia é torná-la tangível à população, com um projeto de acessibilidade e inclusão relevante para tantas pessoas”, destacou a diretora de Advertising & Brand Management da TIM Brasil, Livia Marquez. 
 
O plugin Emoti Sounds é gratuito e está disponível para leitura em português e inglês, para qualquer usuário que utilize o NVDA em seu desktop. Para instalar, acesse neste link o site do projeto. “Estamos inaugurando uma nova forma de comunicação, socialmente relevante e acessível e que promove uma mudança na vida das pessoas”, comentou o presidente da Artplan, Rodolfo Medina.