Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

16/11/2015 às 15:09

Desespero na Globo: audiências afundam!

Escrito por: Altamiro Borges
Fonte: Blog do Miro

Novembro deve estar sendo desesperador para os três filhos de Roberto Marinho - os donos da Rede Globo que não têm nome próprio, segundo o afiado blogueiro Paulo Henrique Amorim. Os índices de audiência despencaram em vários programas. Na terça-feira (10), a novela "Os Dez Mandamentos", da rival Record, superou em dez pontos a audiência da Globo - uma diferença "histórica", segundo os sites especializados em entretenimento. Até a chuva, que adiou a partida entre Brasil e Argentina na quinta-feira (12), prejudicou o império global. Já Fátima Bernardes, que deixou a bancada do "Jornal Nacional" para vender mortadela, também está sentindo as dificuldades.   
 
O pior naufrágio foi destaque na Folha: "A aguardada cena de abertura do Mar Vermelho na novela 'Os Dez Mandamentos', na terça-feira (10), rendeu à Record uma noite histórica: pela primeira vez a emissora bateu a Globo com dez pontos de diferença na audiência. A trama bíblica de Vivian Oliveira e direção de Alexandre Avancini marcou na prévia pico de 31 pontos e média de 28 na Grande São Paulo, contra 21 de pico e 19 de média da Globo... No Rio, a Record teve pico de 34 pontos contra 21 da Globo. A inundação também chegou ao Twitter. A cena foi o assunto mais comentado mundialmente em parte da noite da terça, com a hashtag '#MarVermelho'".
 
Já no insólito caso da partida de futebol, no qual a TV Globo mantém o monopólio das transmissões e garante elevado faturamento em publicidade, os filhos de Roberto Marinho devem ter xingado São Pedro. O naufrágio foi registrado pelo site Notícias da TV. "O adiamento de Argentina x Brasil, pelas Eliminatórias da Copa de 2018, foi um mau negócio para a Globo. A emissora teve que programar às pressas o filme Busca Implacável 2, que registrou 22,5 pontos de média na Grande São Paulo... Com o jogo, a emissora poderia encostar nos 30 pontos. A partida foi adiada porque o estádio do River Plate, em Buenos Aires, encharcou com as chuvas".
 
A queda de audiência também se verifica em outros programas. O enfadonho "Vídeo Show" não para de afundar, mesmo após a abrupta mudança do seu formato. "No dia em que mais investiu em fofocas de celebridades, o Vídeo Show sofreu uma de suas piores derrotas. O programa, que só perdia para a Record durante 40 minutos, para o quadro Hora da Venenosa, do Balanço Geral, ficou ontem (5) em segundo lugar na média geral, durante 1 hora e sete minutos. Marcou 8,1 pontos, contra 8,6 da Record (Balanço e Prova de Amor)", relatou o site Notícias da TV na sexta-feira passada (6).
 
Já o programa de futilidade da ex-apresentadora do Jornal Nacional, segue com constantes baixas - o que pode afugentar os anunciantes. "Na véspera do feriado, o Encontro com Fátima Bernardes voltou a perder para os desenhos do SBT na Grande São Paulo. Na sexta-feira (30), a atração da TV Globo marcou 6,1, uma de suas mais baixas audiências nos últimos meses. No horário, a rede de Silvio Santos registrou 7,4 e a Record, 3,6", descreve o mesmo site especializado em tevê. Deste jeito, os filhos de Roberto Marinho - que acumulam a maior riqueza do Brasil - talvez voltem a reavaliar os custos operacionais da emissora. Os funcionários, até os mais realistas do que o rei, que se cuidem!