Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

25/10/2013 às 09:02

Dia Internacional da Animação tem programação em Belém

Escrito por: Redação
Fonte: G1

Evento organizado pela UFPA ocorre de 25 a 28 de outubro.Atividades ocorrerão nos dois principais cinemas de arte da capital.

Terá início nesta sexta-feira (25) e segue até a próxima segunda-feira (28), em Belém, uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Animação. As atividades ocorrerão nos dois principais cinemas de arte da capital: Olympia e o Cine Estação.

O Dia Internacional da Animação é um projeto cultural, sem fins lucrativos, que realiza mostras anuais de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais, por meio de comemoração, simultaneamente, em 30 países como Brasil, Bulgária, França, Estados Unidos, Portugal, Grécia, Polônia, Coréia do Sul, Austrália e Egito, na forma de intercâmbio das mostras.

Em Belém, a programação é organizada pelo Cineclube Arte e Ensaio, projeto coordenado pelas professoras Ana Cláudia Melo, do Curso de Cinema e Audiovisual, e Carmen Silva, do Curso de Museologia, da Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Programação
A organização do evento programou para esta sexta a mesa redonda "A Animação no Pará em Busca de Espaço", às 15h, no Cinema Olympia. Em seguida, às 17h, também no Olympia, serão exibidas as coletâneas Belém tem Disso, de Sérgio Bastos, e de animações brasileiras do Núcleo de Animação do CTAv,  realizados nos anos de 1980, que ajudam a traçar um desenho histórico do começo efetivo desse processo no país.

No sábado (26), às 10h, no auditório da Associação Paraense de Pessoas com Deficiência (APPD), haverá a Mostra de Filmes de Animação para Pessoas com Deficiência Visual. Às 17h, o Olympia recebe a Sessão Animação para Crianças, fruto da parceria firmada entre a Programadora Brasil e o Cine Arte e Ensaio da UFPA. Nos dias 26 e 27 de outubro, também ocorrerá uma oficina de animação para o público de 10 a 14 anos.

Na segunda-feira (28), Dia Internacional da Animação, será realizada a Mostra Oficial do Dia Internacional da Animação, composta por mais de 20 filmes nacionais e internacionais, no Cine Estação, às 19h30. A entrada franca.

Dia Internacional da Animação
O Dia Internacional da Animação é organizado no Brasil pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), filiada à Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA), e seus membros espalhados por todo Brasil.

Em sua 10ª edição, o Dia Internacional da Animação contou com a inscrição de 115 curtas-metragens de animação de vários Estados. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial brasileiro. No Brasil, ocorrerá como nos últimos nove anos, no dia 28 de outubro de 2013, em mais de 200 cidades. Esta data foi escolhida para a comemoração com a realização das Mostras anuais por alusão à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo, que aconteceu em 28 de outubro de 1892, quando Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris.

Serviço: Dia Internacional da Animação 2013, de 25 a 28 de outubro, em Belém. Mais informações no site.