Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

06/07/2015 às 13:58

Documentos divulgados pelo WikiLeaks detalham espionagem dos EUA ao Brasil

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Telefones de ministros e da presidente foram grampeados pela NSA

Neste sábado (4/7), o site  WikiLeaks revelou novos documentos que comprovam que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) espionou vários membros do alto escalão do governo brasileiro, além da presidente Dilma Rousseff.
 
Segundo o Brasil Post, a NSA espionou 29 números de telefone relacionados ao governo brasileiro, incluindo o ex-ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, e o ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, atual ministro do Planejamento. Uma autoridade da área internacional do Banco Central, o ex-ministro de relações exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, atual embaixador do Brasil nos EUA, e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, general José Elito Carvalho Siqueira também foram grampeados.
 
Os papéis ainda msotram que os telefones de uma secretária e um assistente de Dilma também foram alvo de espionagem, inclusive o número do avião presidencial.
 
As denúncias do site de Julian Assange surgem dias após a viagem oficial da presidente Dilma aos Estados Unidos, primeira após o cancelamento de 2013 quando Edward Snowden denunciou que a chefe de Estado tinha sido alvo de espionagem na internet.
 
Em entrevista, Dilma disse confiar que os EUA não estão mais espionando as comunicações de países aliados. A frase surgiu antes das novas denúncias.