Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

14/01/2014 às 15:00

Em Belém, Cine Estação recebe mostra de filmes franceses

Escrito por: Redação
Fonte: G1

Filmes serão exibidos a partir da próxima quarta-feira, 15.Programação traz para a telona seis grandes obras do cinema francês.

O Cine Estação das Docas, em Belém, abre a temporada cinematográfica de 2014 a partir da próxima quarta-feira (15) com a Mostra de Filmes Franceses, que irá exibir seis obras significativas do cinema francês. A programação integra a exposição "Jardins Franceses" e tem o apoio da cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français.

Com exibições em película, a mostra irá projetar dois filmes de Claude Chabrol, além do filme de Jean-Paul Rappeneau "O Cavaleiro do Telhado e a Dama das Sombras". Dentre as animações, três obras distintas apresentam o domínio narrativo da técnica de animação no cinema francês: "O Planeta Fantástico", de René Laloux; "A Ilha de Black Mor", de Jean-François Laguionie e "Kirikou e a Feiticeira", de Michel Ocelot.

"Nas Garras do Vício" traz a assinatura de um dos principais mentores da Nouvelle Vague, Claude Chabrol, juntamente com Godard e Truffaut. O título original, "Le Beau Serge" narra a volta do personagem François para Sardent, um vilarejo do rio Creuse, num drama denso, de orçamento modesto e atores desconhecidos.  "Ciúme - O Inferno do Amor Possessivo" (L"Enfer) traz para a tela o fim de um sonho conjugal a partir do ciúme de Paul (François Cluzet), sentimento degenerado em paranoia violenta e cruel. "O Cavaleiro do Telhado e a Dama das Sombras" (Le Hussard sur le toit) traz a direção de Jean-Paul Rappeneau e atuação de Juliette Binoche.

Animações
Baseado no romance de Stegan Wui, "O Planeta Fantástico" (La Planète Sauvage) foi inspirado na invasão da Checoslováquia pelos russos em 1968. Obra-prima da ficção científica psicodélica, "O Planeta Fantástico" ganhou um prêmio especial em Cannes e foi nomeado com a Palma de Ouro. 

Já "A Ilha de Black Mor" narra a aventura de um garoto de quinze anos que escapa do orfanato e seu único bem é um mapa do tesouro caído do livro de Black Mor, um célebre livro de piratas. "Kirikou e a Feiticeira" é um exemplar sofisticado da animação europeia contemporânea, com base num conto da África Ocidental sobre uma comunidade subjulgada por uma terrível feiticeira. "Kirikou e a Feiticeira" foi o vencedor do Grande Prêmio no Festival International du Film d"Animation.

Serviço: Mostra de Filmes Franceses a partir da próxima quarta-feira (15), no Cine Estação, localizado na Estação das Docas, no bairro da Campina, em Belém. Ingressos: R$ 8,00 (com meia-entrada para estudantes). Para conferir a programação completa, acesse o site do Cine Estação. Mais informações: (91) 3212-5615 / 3212-5660.