Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

20/06/2016 às 16:43

Em enquete recorde no Senado, mais de 600 mil são contra franquia na banda larga

Escrito por: Luis Osvaldo Grossmann
Fonte: Convergência Digital

Em mais um sinal de que os consumidores estão descontentes com as operadoras, o Senado Federal anunciou que a enquete sobre franquia na internet bateu recorde no sistema de pesquisas da Casa, com a participação de 608.470 pessoas entre 16 de maio e 15 de junho. 
 
É a maior participação desde que o Senado começou a realizá-las, em 2009, com um levantamento sobre o uso de quotas nas universidades públicas. E praticamente todos (99%, segundo o Senado Federal) se manifestaram contrariamente ao uso de limites de dados nas conexões fixas de banda larga. 
 
Para 91%, a prática de cobrar mais ou bloquear o acesso após o consumo da franquia não está de acordo com os princípios da Lei 12.965/14, o Marco Civil da Internet. Esse tem sido um dos argumentos usados por entidades de defesa dos consumidores para questionar a medida no Judiciário. 
 
Ainda segundo a enquete, 64% dos participantes acreditam que a limitação pode diminuir a qualidade dos serviços, 32% opinam que permanecerá igual e 2% acham que pode melhorar. Sobre custos, 89% das opiniões são de que irão aumentar, 6% que irão diminuir, outros 4% pensam que permanecerão iguais.
 
A mesma pesquisa tratou de outras suspensões de atendimento e 87% dos internautas manifestaram rejeição aos bloqueios coletivos de aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, por decisões judiciais. Já 8% dizem apoiar esse tipo de medida judicia. 
 
Ao opinar sobre o impacto da limitação de dados no lucro das empresas prestadoras deste serviço, 83% dos respondentes acreditam que o lucro vai aumentar. Em contrapartida, 95% dos respondentes apontam que a satisfação dos clientes irá diminuir.