Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

10/11/2015 às 15:24

Em Fórum de João Pessoa, UNESCO falará sobre liberdade e 'universalidade' da Internet

Escrito por: Redação
Fonte: ONU Br

'Evolução da Governança da Internet: empoderando o desenvolvimento sustentável' é o principal tema do décimo Fórum de Governança da Internet (IGF), que acontecerá em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 10 e 13 de novembro

Fazendo eco ao tema, e inspirada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) apresentará seu estudo sobre Internet denominado “Chaves para promover sociedades de conhecimento inclusivas”, no Fórum Aberto da UNESCO no IGF.
 
No evento, a agência da ONU também lançará seis novas publicações de sua série sobre liberdade na Internet, promovendo o debate sobre o tema por meio de três oficinas envolvendo o equilíbrio entre transparência e privacidade, a mitigação da incitação ao ódio nas redes e a radicalização da juventude. A delegação da UNESCO participará de outros 20 momentos no IGF 2015, incluindo eventos de alto nível, sessões principais e oficinas.
 
Na terça-feira (10), a UNESCO defenderá em um evento de alto nível o conceito de “Universalidade da Internet” e seus princípios, abreviados nas iniciais R.O.A.M. (por seu acrônimo em inglês): (i) baseada em Direitos Humanos (“Human-Rights-based”) (ii) aberta (“Open”), (iii) acessível a todos (“Accessible to all”), y (iv) alimentada pela participação de múltiplas partes interessadas (“Multi-stakeholder participation”).
 
Reconhecido como um claro referente potencial sobre temas relacionados com a Internet que hoje são uma prioridade para a UNESCO, este conceito será apresentado como uma opção para sua aprovação formal por parte dos Estados-membros presentes durante a 38ª Conferência Geral da Organização que acontece este mês em Paris.
 
Para a UNESCO esta ocasião também serve para lançar sua nova publicação “Chaves para promover sociedades de conhecimento inclusivas”, assim como 6 novas publicações da sua Série sobre a liberdade na Internet.1. Liberdade de conexão para liberdade de expressão; 2. Pesquisa mundial sobre a privacidade na Internet e a liberdade on-line: o papel dos intermediários da Internet; 4. A construção da segurança digital no jornalismo; 5. A luta contra a incitação ao ódio on-line; 6. Princípios para governar a Internet.
 
Ao destacar a participação de múltiplas partes interessadas como um dos seus princípios para construir sociedades do conhecimento, a UNESCO considera o caráter multissetorial da IGF como o fator principal que permitirá o debate aberto em um âmbito de cooperação. A UNESCO convida a todos os participantes dos diferentes setores a contribuir com sugestões e participar nas discussões do seu Foro Aberto e nos workshops que estará convocando no marco da 10ª IGF.
 
Os documentos de apoio e a discussão para os eventos a UNESCO estão disponíveis em espanhol.
 
Para saber mais sobre o evento e a programação, clique aqui.