Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

22/06/2015 às 13:29

Empresas de tecnologia criam sistema que acelera carregamento de dados na internet

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Ele permitirá que diferentes programas sejam executados dentro dos browsers rapidamente

Com anúncios simultâneos, engenheiros da Mozilla, Microsoft e do Google revelaram que estão produzindo um novo projeto para a web. O “WebAssembly (Wasm)” servirá como um novo formato para compilar aplicações para a web. Ele permitirá que diferentes programas sejam executados dentro dos browsers rapidamente. 
 
De acordo com Exame, o sistema marca a evolução dos métodos produzidos para acelerar o carregamento de códigos. O que o diferencia dos modelos já existentes é que o “wasm” não faz com que os navegadores interpretem a linguagem baseada em texto. 
 
A ideia dos engenheiros é transformar essa novidade em um padrão, mas não vai acabar com o sistema JavaScript. “Enquanto o wasm permitirá que muitas linguagens sejam compiladas para a web, o JS continuará como única linguagem dinâmica na internet”, diz um comunicado na página do projeto. 
 
Por ainda não ter virado padrão na internet, o projeto conta com um sistema que o converte para a plataforma adequada, o que acaba causando uma perda de desempenho. 
 
O desenvolver da Mozilla, Luke Wagner, com o apoio do idealizador do JavaScript, Brendan Eich, explicou em seu blog que o desenvolvimento desse novo formato binário ainda está no começo.