Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

17/11/2010 às 12:00

Empresas se unem por ERP na nuvem atentas às PMEs

Escrito por: Fernanda Ângelo
Fonte: Convergência de Mídias

A integradora e desenvolvedora de soluções de TI i9 Tecnologia firmou acordo com a Alog Data Centers para iniciar a oferta de soluções de gestão corporativa (ERP) como serviço de cloud computing. Especializada na customização do Microsoft Dynamics, com a nova oferta, a empresa foca o mercado de organizações de pequeno e médio portes.

Com a iniciativa, o ERP baseado em computação em nuvem fica a mão para uso de milhares empresas no Brasil. As duas companhias investiram R$ 500 mil para lançar a novidade que vai beneficiar, principalmente, empresas de menor porte, as quais, muitas vezes, não podem arcar com os custos da implantação de um ERP, mas que, por outro lado, crescem mais do que a média de mercado e precisam de um sistema de gestão para acelerar este crescimento. "O lançamento proporcionará uma economia de até 40% para as empresas que contratarem os novos serviços", afirma Victor Arnaud, diretor de processos e produtos da Alog.

"Acreditamos que este seja um passo fundamental para as empresas e para todo o mercado brasileiro, acelerando a competitividade das empresas de menor porte, que vão competir em pé de igualdade com as outras companhias, com um sistema de gestão completo e flexível", afirma Alexandre Marques, diretor comercial da i9 Tecnologia.

O executivo lembra que hoje os custos de implementação e administração de um ERP podem chegar a R$ 200 mil. Agora, a oferta permitirá que o sistema de gestão seja implementado com um terço do esforço e com um custo mensal que inclui hardware, software básico e serviços de backup e monitoramento. O serviço de implementação, parte presencial e parte remoto, deve utilizar um modelo pré-configurado (template). São estes serviços que garantem que o aplicativo seja bem utilizado pelo cliente e os benefícios para o negócio apareçam logo. As empresas na área de serviços devem ser as primeiras a se beneficiarem com o lançamento.

"A oferta criada pelas duas companhias visa juntar o melhor da infraestrutura em nuvem com a excelência na implementação de sistemas ERP, em um pacote de serviços sob demanda na nuvem", afirma o diretor da Alog. "Escolhemos a cloud compartilhada da Alog para este projeto porque acreditamos que é a única cloud corporativa brasileira preparada para receber aplicações de missão crítica como os ERPs. Atualmente já usamos a solução corporativa da Alog para os sistemas internos e projetos de nossos clientes", explica Marques, lembrando que outro motivo pela escolha da Alog para esta parceria foi o fato da infraestrutura disponibilizada estar no Brasil e já ter nascido certificada na SAS70 tipo II (SOX Compliance) e por poder ser facilmente integrada a ambientes já em funcionamento.

Antonio Pina, CTO da Alog, destaca que a certificação é um dos meios de assegurar a segurança da infraestrutura na qual a solução de ERP rodará e, consequentemente, a integridade das informações - sensíveis ao negócio de uma companhia - ali armazenadas. "É preciso empregar uma série de processos de segurança, e a certificação garante que muitos deles já estejam em uso", afirma.

De acordo com Pina, o novo serviço oferecido em conjunto com a i9 ainda não tem clientes. "A i9 acaba de iniciar oficialmente a oferta. Ainda estava testando a tecnologia de cloud computing", revela.