Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

23/02/2016 às 14:03

Encontro reúne jornalistas para discutir ódio na internet

Escrito por: Redação
Fonte: Abraji

O ciclo de palestras “Jornalismo nos Tempos da Cólera” terá mais uma edição na próxima sexta feira, 26, às 9h horas, no Auditório Escola Americana, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
 
hatespeechO debate circulará pelos tópicos “Como boatos e memes chegam a ter mais credibilidade que fatos e reportagens?”, “Por que o discurso de ódio e da intolerância flui fácil pela rede e cristaliza?”, seguindo por “o que fazer” em relação aos assuntos que serão abordados.
 
O evento terá a presença de Gregório Duvivier, humorista e escritor, Juliana de Faria, jornalista e criadora do site Think Olga e Leonardo Sakamoto, jornalista e cientista político. O debate será mediado por Guilherme Alpendre, jornalista e secretário-executivo da Abraji.
 
O evento é aberto ao público, mas está sujeito a lotação máxima do auditório, de 300 lugares; alunos do Mackenzie terão preferência na entrada. O debate será filmado e uma versão editada da conversa poderá ser vista depois em canais na internet. Não está prevista transmissão ao vivo.
 
A primeira edição do evento que aconteceu no auditório da Escola de Comunicação e Artes da USP, discutiu "Direitos Humanos e Esfera Pública: esforços para uma crítica da "violência legítima" nos meios de comunicação". Para ver a gravação da discussão, clique aqui. Outro debate foi organizado no auditório da ESPM, também no segundo semestre de 2015.
 
A série de debates é promovida por um grupo de professores de jornalismo de seis universidades de São Paulo (ECA, Casper, PUC, Mackenzie, Anhemi Morumbi e ESPM) e pela Abraji. Em 2014, dois eventos foram realizados pelo mesmo grupo: os debates “Quem mexeu no meu jornalismo” exploraram as novas fronteiras da profissão e a aproximação do jornalismo e do processamento de dados.