Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

15/04/2016 às 19:09

Entidade de defesa do consumidor lança petição contra limites a planos de internet

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

Na última quarta-feira (13/4), a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) lançou uma petição online contra a decisão das operadoras de telecomunicações de definirem uma franquia de dados para a banda larga fixa.
 
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a campanha pede assinaturas de usuários do serviço para dar força a uma ação judicial, movida em maio do ano passado, contra as operadoras. "As pessoas pagam muito pelo serviço e recebem pouca qualidade", destacou a coordenadora institucional da associação, Maria Inês Dolci.
 
A nova forma de cobrança permite que as operadoras determinem um limite de tráfego de dados na banda larga fixa, como ocorre na conexão de internet móvel. Quando o usuário ultrapassa esse limite, a operadora pode reduzir a velocidade ou bloquear a conexão.
 
Além da Proteste, o Movimento Internet sem Limites criou uma página no Facebook para criticar as mudanças. Os grupos que se manifestaram contra a mudança alegam se tratar de uma medida ilegal, uma vez que atinge o Marco Civil da internet. A norma estabelece que a conexão apenas pode ser bloqueada em caso de inadimplência.