Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

16/05/2016 às 17:02

Ex-agente da CIA revela envolvimento da agência na prisão de Nelson Mandela

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Imprensa

O ex-agente da CIA, Donald Rickard, revelou que a prisão de Nelson Mandela em 1962 foi resultado de uma denúncia da agência americana. A revelação aconteceu em uma entrevista ao diretor britânico John Irvin no início de 2016, logo antes da morte de Rickard.
 
Segundo a BBC, a entrevista sugere que a suspeita que Mandela estava sendo monitorado pela CIA são verdadeiras e deve aumentar a pressão para que documentos sobre seu envolvimento na prisão do ex-presidente da África do Sul e o apoio ao governo do apartheid sejam divulgados.
 
Mandela cumpriu 27 anos de prisão e foi solto em 1990. Ele liderou o movimento de resistência armada do Congresso Nacional Africano (ANC), à época proibido, e era um dos homens mais procurados do país quando foi preso.
 
Ele foi detido em uma blitz na cidade de Durban, no leste do país, acusado de ser um “comunista perigoso” e uma “ameaça ao ocidente”.
 
Em 1994 foi eleito presidente da África do Sul, cargo que exerceu até 1999. Mesmo assim, permaneceu na lista de terroristas dos EUA até 2008.
 

Mandela morreu em dezembro de 2013, aos 95 anos.