Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

24/03/2015 às 15:48

Exército instala cabos subaquáticos para levar internet de alta velocidade à Amazônia

Escrito por: Redação
Fonte: Comunique-se

Governo do Amazonas e Exército iniciam programa para levar internet a 52 municípios

O Exército Brasileiro iniciou neste mês um programa para levar internet banda larga a 52 municípios do interior do Amazonas. O programa prevê a instalação de 7,8 mil quilômetros de cabos de fibra ótica, submersos nos rios Negro, Solimões, Purus, Juruá e Madeira.
 
Segundo o site do “Amazônia Conectada”, quando o programa estiver pronto será possível oferecer para a população do interior amazonense uma série de serviços de rede de dados com a mesma qualidade da capital Manaus, como internet, telemedicina, universidade à distância, interconexão entre saúde, segurança pública, trânsito e turismo.
 
O investimento para a primeira etapa, que liga dois postos militares em Manaus, é de R$ 15 milhões, financiados pelo Exército. O custo total de execução das obras está estimado em R$ 1 bilhão. Segundo o comandante do Citex, General Decílio Sales, “a intenção é levar comunicações com alta capacidade, alta disponibilidade às organizações militares e também aos municípios ribeirinhos”.
 
De acordo com o site do governo do Amazonas, o primeiro momento do programa levará internet às unidades do Exército, governo estadual, municipal e federal, o que vai melhorar a prestação de serviços e a segurança de dados nacionais. Com a infraestrutura, serão desenvolvidos projetos para oferecer internet à população e haverá condições favoráveis para a exploração comercial.
 
“Esse é um projeto de extrema importância para o estado. O melhor caminho é desenvolvê-lo por trechos estratégicos, isso deve facilitar a obtenção dos recursos”, disse o governador José Melo (Pros). Além da infraestrutura, o projeto pretende criar unidades para gerenciar o funcionamento e as emergências e incentivar a formação de pessoal especializado para a área.