Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

26/08/2014 às 14:00

Fabricantes querem distribuição de televisores completos no processo migratório

Escrito por: Redação
Fonte: Teletime

Os fabricantes de equipamentos de consumo não estão satisfeitos com a forma escolhida para garantir a penetração do sinal da TV digital antes do desligamento dos sinais analógicos. Para que se faça a transição em uma localidade, 93% dos lares deverão estar aptos a receber os canais digitais. Para garantir essa penetração, as famílias beneficiárias do Bolsa Família receberão set-top boxes receptores de TV digital. Estes equipamentos, conforme lembrou o vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente, serão avançados, contando com suporte a interatividade Ginga.

Segundo o vice-presidente de negócios da Samsung, Benjamin Sicsu, a saída não é considerada satisfatória pela indústria. "Nosso setor sempre acreditou que a melhor solução para chegar aos 93% é com o equipamento final (televisores completos). Não acreditamos que seja através da digitalização de equipamentos analógicos".

Segundo Sicsu, com uma boa revisão da carga tributária, seria possível baixar os valores de equipamentos de TV digital completos, chegando muito próximo ao valor das caixinhas receptoras. "Um set-top box é composto por gabinete, fonte, e um uma placa. O gabinete e a fonte são desperdício, já estão na televisão", completou. Segundo ele, a carga tributária dos televisores é próxima dos 50%.

Valente e Sicsu falaram em painel no SET Expo nesta segunda, 25.