Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

11/06/2015 às 13:57

Facebook quer o Brasil para testar acesso à internet via drones

Escrito por: Luís Osvaldo Grossmann
Fonte: Convergência Digital

Em busca de parcerias com operadoras para lançar no Brasil o Internet.org – plano de acesso ‘gratuito’ a conteúdos selecionados da rede – o novo vice-presidente de políticas de acesso móvel e global da rede social, Kevin Martin, diz que o anunciado projeto conjunto com o governo brasileiro ainda não avançou, mas sugere que o país está na lista de candidatos a testar a tecnologia de acesso a partir de veículos aéreos não tripulados, ou drones.
 
“Esses UAVs (do inglês unmanned aerial vehicles) podem ficar entre dois ou três meses sem pousar e ficam circulando sobre áreas permitindo a conectividade em áreas bem remotas. Procuramos um país para fazermos testes de três meses e o Brasil pode ser esse país. E mais até que um teste, é um país onde essa tecnologia faz sentido”, disse Martin em entrevista ao Convergência Digital.
 
Ele não revela se essa ideia faz parte do acordo anunciado pela presidenta Dilma Rousseff e o dono do Facebook, Mark Zuckerberg, há dois meses. Na verdade, o executivo adianta que naquela conversa ambos “discutiram iniciativas como essa, mas não houve nenhum acordo em especial”. Até por isso, descarta que algo seja apresentado neste junho, como chegou a sugerir então a presidenta.
 
É que mesmo a ampliação do projeto que o Facebook toca em Heliópolis, em São Paulo, ainda não está bem definido. Atualmente a rede social mantém uma espécie de telecentro e dá cursos para fomentar pequenos empresários a usarem a internet – e o próprio Facebook – para publicidade. Mas promete ampliar a conectividade na região.
 
“O caso de Heliópolis é um projeto piloto, mas é específico, não escalável. Como partes da comunidade ainda têm problemas de conectividade, vamos utilizar algum tipo de tecnologia WiFi terrestre, mas como exatamente ainda está sendo discutido”, explica o VP de acesso global.