Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

01/01/2012 às 15:56

Faetec Digital levou internet gratuita a meio milhão de usuários em 2011

Escrito por: Redação
Fonte: Jornal do Brasil

Com 85 unidades em todo o Estado do Rio de Janeiro, a Faetec Digital levou acesso gratuito à internet banda larga a mais de 500 mil pessoas em 2011. O projeto, uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), tem como objetivo promover a inclusão digital, permitindo que a população tenha acesso a serviços públicos online.

Com a ajuda de monitores, os cidadãos podem enviar e receber correio eletrônico (e-mail); elaborar e enviar currículos; procurar vagas de emprego; realizar pesquisas escolares e cursos a distância; solicitar ligação ou religação de água e energia elétrica; requerer segunda via de contas de água, luz e telefone; pagar impostos como IPVA e ICMS; além de consultar sites governamentais e outros serviços de utilidade pública disponíveis na internet.

"O projeto permite que estudantes realizem pesquisas, que idosos marquem perícias médicas, que mulheres entrem com solicitação de auxílio maternidade, entre outros serviços. Este é um grande projeto de inclusão digital", disse o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

Cada núcleo tem de um a 12 computadores novos à disposição dos usuários. Monitores auxiliam a população tirando dúvidas.

"O Estado está cumprindo seu papel. Fechamos 2011 com mais de 500 mil usuários e a nossa meta é ampliar o número de unidades", afirmou o presidente da Faetec, Celso Pansera.