Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

26/01/2018 às 22:15

Falso vídeo de prisão de Lula espalha vírus no Facebook

Escrito por: Redação
Fonte: Convergência Digital

Uma campanha maliciosa propagada no Facebook na manhã desta sexta-feira, 26/01, tem sido usada para disseminar a instalação de um código malicioso. De acordo com o Kaspersky Lab, para chegar até as vítimas, os criminosos têm usado posts patrocinados utilizando o nome do portal de notícias do IG. A mensagem maliciosa oferece um suposto vídeo da prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que foi julgado e condenado nessa semana.
 
Ao clicar no link, o usuário é direcionado para o download de um arquivo chamado “acompanhe.exe” que, ao ser executado, instalará um típico trojan bancário no computador da vítima.
 
“Os cibercriminosos brasileiros costumam usar temas que estão na mídia, onde há muita repercussão, explorando a curiosidade das pessoas que querem se informar para assim disseminar códigos maliciosos”, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, que analisou o golpe. “Seguramente o tema da prisão do ex-presidente será usado em muitos outros golpes vindouros”, completa.
 
* Fonte: Kaspersky Lab.