Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

31/08/2015 às 14:06

FBI criou notícia falsa em nome da agência Associated Press

Escrito por: Redação
Fonte: Portal Vermelho

A agência de notícias Associated Press (AP) disse que iniciou um processo penal nesta quinta-feira (27) contra o Departamento de Justiça dos EUA pela falha do FBI de proporcionar dados relativos à criação de uma história noticiosa falsa usada para instalar software espião em computador de um suspeito.
 
Setor de investigação do FBISetor de investigação do FBI Segundo a agência, em 2014 o FBI enviou um link para uma notícia falsa a um jovem de 15 anos suspeito de fazer ameaças de bombas contra uma escola perto de Olympia, em estado de Washington. O link possibilitou ao FBI contaminar o computador do suspeito com software de vigilância. 
 
“O FBI atribui-se o nome confiado do The Associated Press e criou uma situação quando a nossa credibilidade podia ser minada numa escala maior”, cita a agência a carta da conselheira geral da AP Karen Kaiser enviada em 2014 ao então Procurador-Geral Eric Holder. 
 
Segundo Kaiser, a história falsa que cuja originalmente planejada como uma armadilha vista por uma pessoa só, podia facilmente ser repostada em redes sociais e potencialmente circulando uma desinformação entre milhares de pessoas. 
 
“É impróprio e inconsistente com a imprensa libre quando os funcionários governamentais se malqueiram sob o cara do The Associated Press ou qualquer outra agência noticiosa”, acrescentou Kaiser. 
 
“A solicitação por parte da AP de dados também inclui um requerimento de um relato que contenha o número de ocasiões em que o FBI imitou órgãos de mídia para instalar software de vigilância”, diz-se no artigo da agência. 
 
Em resposta o FBI indicou que pode demorar quase dois anos para encontrar e copiar os relatos e documentos solicitados, diz AP. A ação jurídica tenta forçar o tribunal federal a obrigar o FBI a proporcionar os registos.
 
 
Fonte: Agência Sputnik