Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

01/12/2013 às 23:02

Florianópolis recebe Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Escrito por: Redação
Fonte: G1

Programação tem mostra competitiva com 24 filmes, brasileiros e estrangeiros.Evento gratuito também prevê homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho.

Florianópolis recebe a 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul entre esta segunda-feira (2) e sábado (7), no auditório do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc). A programação gratuita é composta por uma mostra competitiva, outra de realizadores indígenas e uma retrospectiva em homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho. Serão quatro exibições diárias às 8h30, 14h, 16h e 19h30.

A abertura do evento ocorre a partir das 19h30 nesta segunda-feira (2), com o curta-metragem "A Onda Traz, o Vento Leva" e a animação "Uma História de Amor e Fúria". Todos os 38 filmes serão exibidos com closed caption para pessoas com deficiência auditiva e haverá sessões com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

A Mostra Competitiva conta com 24 filmes produzidos recentemente no Brasil e outros países da América do Sul. São 13 longas, sete médias e quatro curtas, que tratam de temas relacionados aos direitos humanos, como inclusão das pessoas com deficiência, diversidade sexual, direito à memória e à verdade, população de rua, entre outros. Os melhores filmes serão escolhidos pela plateia ao final das sessões.

"Nossa proposta é utilizar a linguagem cinematográfica para estabelecer um diálogo direto com a população. A mostra tem o importante papel de disseminar e fortalecer a educação e a cultura em direitos humanos, especialmente de forma a alcançar os setores historicamente excluídos ou com menos acesso a bens culturais, tratando do enfrentamento a todas as formas de violações de direitos", diz a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes.