Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

02/11/2013 às 15:23

Fórum dos Festivais elege nova diretoria no 20º Vitória Cine Vídeo

Escrito por: Festival de Vitória
Fonte: Festival de Vitória

Representantes de festivais de cinema do Brasil se reuniram em Vitória para discutir os rumos do circuito audiovisual brasileiro

O Festival de Vitória – 20º Vitória Cine Vídeo sediou a reunião dos representantes do Fórum Nacional dos Organizadores de Festivais Audiovisuais Brasileiros, o Fórum dos Festivais. O encontro foi realizado nesta sexta, dia 1 de novembro, e hoje, dia 2 de novembro, no Hotel Senac Ilha do Boi, Vitória. Além do debate de ideias e troca de experiências sobre festivais de todo o Brasil, o destaque da reunião foi a eleição da nova diretoria do Fórum.

A nova diretoria assume o Fórum em um momento em que a entidade completa treze anos de atividades voltadas para o fortalecimento e valorização de um dos principais segmentos da matriz audiovisual: o circuito de festivais de cinema.

A nova presidente Marilha Naccari Santos, do Florianópolis Audiovisual de Mercosul (SC), explica que a nova diretoria busca a renovação, porém dando continuidade e reafirmando os princípios do Fórum no compromisso com o público e com os realizadores. Zita Carvalhosa, do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo (SP), é a nova vice-presidente do Fórum dos Festivais, e explica que o Fórum passa por um momento de grandes transformações tecnológicas: “há a preocupação em investir no conhecimento e aprimoramento de todas as partes para um pacto de renovação a fim de melhorar a qualidade das exibições e o relacionamento entre o público e realizadores”.

Sobre o Fórum

O Brasil possui um dos mais importantes e diversificados circuitos de festivais audiovisuais do mundo, composto por um conjunto de eventos de variados portes econômicos, históricos, matizes conceituais, perfis, temas e singularidades. Todos com o seu valor, importância e uma imensa riqueza criativa que vai espalhando pelo Brasil a cultura audiovisual que não é disseminada pelo limitado circuito de salas comerciais implantado no país, presente em apenas 8% dos municípios do território nacional. Somos uma rede estratégica para uma ampla difusão audiovisual.

Atualmente, o Fórum registra mais de 240 festivais brasileiros realizados anualmente no país e no exterior, atraindo um público superior a 2,5 milhões de espectadores ao ano e cumprindo o indispensável papel de levar o cinema à população em geral. É uma ação direta na formação de público, promovendo o encontro do cidadão com a experiência mágica de ver filmes num ambiente coletivo de projeção cinematográfica.

NOVA DIRETORIA FÓRUM DOS FESTIVAIS – BIÊNIO 2013 -2015

Presidente – Marilha Naccari Santos – Florianópolis Audiovisual de Mercosul (SC)

Vice-presidente – Zita Carvalhosa – Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo (SP)

Secretaria Geral – Daniela Fernandes – Curta Circuito (MG)

Diretores

Carla Osório – Mostra Produção Independente (ES)

Aleques Eiterer – Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades (MG) e Festival Brasileiro de Cinema Universitário (RJ)

Guilherme Whitaker – Mostra do Filme Livre (RJ)

Antonio Leal – Cinefoot (RJ)

Adriano Lima – Curta Canoa (CE)

Flávia Candida – Festival Brasileiro de Cinema Universitário (RJ)

Conselheiros

Francisco Cesar  Filho – Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo (SP)

Maria Abdalla – Goiânia Mostra Curtas (GO)

Rosangela Rocha – Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (SE)