Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

19/06/2008 às 08:42

Globo critica Abril por fazer lobby a seu favor nas páginas da Veja

Escrito por: Redação
Fonte: Observatório do Direito à Comunicação

Informe publicitário das Organizaçoẽs Globo em cinco jornais de grande circulação acusa o Grupo Abril de usar seus veículos de comunicação para fazer lobby a favor de um projeto em análise na Câmara dos Deputados. O projeto em questão é o PL 29/2007, que trata do mercado de TV por assinatura e do audiovisual.

No anúncio, as Organizações Globo alegam que matéria publicada na edição desta semana da revista Veja faz apologia ao sistema de cotas sugerido no PL-29 como forma de beneficiar o próprio grupo do qual o semanário faz parte.

A Globo tem atuado fortemente contra a aprovação de quaisquer cotas para a produção nacional ou de canais de programadoras independentes. A pressão chegou a tal ponto que a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Infomática da Câmara sequer consegue votar o relatório do deputado Jorge Bittar.

A troca de farpas entre Globo e Abril tem origem na suspensão da distribuição do canal MTV Brasil, de propriedade do grupo dos Civita, pela operadora de TV por satélite Sky. Além de acionista minoritária da Sky, a Globo detém o controle da Net Brasil, empresa que faz o empacotamento dos canais que são disponibilizados pela operadora e, portanto, responsável pela negociação com as programadoras.