Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

25/06/2015 às 14:27

Governo prepara plano para M2M e Internet das Coisas

Escrito por: Redação
Fonte: Ministério das Comunicações

Câmara de Gestão vai elaborar projeto para nortear implementação das tecnologias no país

A comunicação máquina a máquina (M2M) e a Internet das Coisas no Brasil vai ganhar um plano nacional. O governo federal já trabalha na elaboração de uma política específica para o setor, por meio de uma câmara de gestão que reúne representantes do governo e da iniciativa privada.
 
"É importante criar uma política, um eixo para nortear a implementação da comunicação máquina a máquina e internet das coisas no país. Precisamos coordenar esse processo para fomentar a pesquisa, o desenvolvimento e a geração de novas empresas no setor", aponta o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão.
 
O conceito de internet das coisas diz respeito a toda infraestrutura tecnológica que tenha acesso à internet, extrapolando os limites da telefonia celular e dos tablets e englobando desde geladeiras a máquinas de lavar roupa e outros utensílios que possam acessar a rede.
 
O secretário explica que atualmente existem experiências isoladas nesse setor no Brasil, que não estão conversando entre si. Para ele, o plano será elaborado para interligar essas iniciativas. "O papel do governo é aproximar os provedores de solução das pessoas que buscam essas soluções. O potencial de mercado dessa tecnologia, seja na fabricação de aparelhos, seja no desenvolvimento de inteligência de sistemas, é gigantesco", afirma.