Receba no seu e-mail

Voltar

Clipping

07/04/2017 às 19:24

Intervozes participa de evento preparatório para I Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde

Escrito por: Lara Moura
Fonte: Tele Sintese

De 18 a 20 de abril acontece, em Brasília, a I Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde. O objetivo do evento é discutir a relação entre direito à comunicação e direito à saúde no Brasil. Considerando a importância da comunicação para a saúde e a disputa de ideias na sociedade, o documento preparatório da 15ª Conferência Nacional de Saúde defende a “democratização dos meios de comunicação – que reafirme o caráter público e a melhoria da regulação democrática das redes de internet, televisão, rádio e jornais”. Assim, a ideia é pensar como a ausência de um marco regulatório atualizado das comunicações no Brasil e de mecanismos de controle social prejudica não só o acesso a informações de qualidade sobre o SUS, mas a própria democracia.
 
Para discutir essas questões, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizou, no último dia 05 de abril, etapa preparatória para a Conferência Nacional. Na ocasião, Bia Barbosa, jornalista, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e do Intervozes, atualizou os participantes sobre a agenda do Congresso Nacional e do executivo federal em relação ao tema, com projetos de lei que representam retrocessos em relação à privacidade na internet e a perda do caráter público da Empresa Brasil de Comunicação. “A comunicação como direito requer que sejam elaboradas políticas públicas para o setor”, defendeu. Bia lembrou ainda que a disputa de ideias através da veiculação de conteúdos via internet é insuficiente, visto que apenas 50% da população brasileira está conectada.
 
A Conferência Nacional tem como tema “Direito à informação, garantia de direito à saúde”. Marina Pita, jornalista, integrante do conselho do Intervozes, estará presente na etapa nacional na mesa “Experiências de coletivos de comunicação” junto de Pablo Capilé, do Mídia Ninja, e Bruno César Dias, do Abrasco Divulga. A mediação será realizada por Charô Nunes do blog Blogueiras Negras.
 
Acesse  aqui a programação completa da Conferência.
 
Por Iara Moura. Com informações do Canal Saúde